Olá pessoal,
Lançamos no jornal uma entrevista com uma docente da nossa universidade a respeito do curso de Nutrição, a professora Daniela Saes Sartorelli. Hoje vamos postar uma entrevista feita com duas alunas do 5° ano, a Bruna Carporas e a Verônica Hayashi.
A faculdade influenciou na escolha de sua possível área de atuação?Se sim, de que forma?
Bruna: Muito. Com a faculdade pude conhecer as diferentes áreas de atuação na nutrição e agora, no último ano, estagiando em diferentes campos estou descobrindo que gosto de coisas que nem cogitava antes. O último ano é uma redescoberta.
Verônica: Na verdade não tenho muito idéia da área que quero atuar ainda. Mas posso dizer que o que ajuda mesmo agente ver do que gosta ou não é o estágio, porque tem algumas matéria como UAN, que você só entende mesmo o que faz na prática, porque a teoria é muito diferente e massante.
Explique um pouco como funciona a dinâmica do estágio. E como ele é importante para sua formação?
Bruna: O estágio é dividido em dois períodos. Um só de estágio clínico, no HC, que dura 21 semanas. Nesse período você é sorteado para ficar em uma enfermaria. O outro período é composto de três estágios, um de saúde pública, que você pode ficar no núcleo de saúde da família ou na merenda, outro de UAN, e outro de pediatria.
O estágio é importante pra conhecer áreas que na teoria você não gostava tanto ou que achava que gostava. Além de aprofundar seus conhecimentos.
Verônica: Esse ano as coisas mudaram todas, mas funciona basicamente assim. A sala é divida em 6 grupos. Metade dos grupos passam no primeiro semestre por 3 estagios: UAN, Saúde pública e Pediatria, sendo que cada um deles dura sete semanas. A outra metade dos grupos é mesclado e por "sorteio" as pessoas vão caindo nas clínicas, e esse ano você fica um semestre inteiro na clinica em que caiu. O número de pessoas por clinica depende da demanda de leitos de cada setor, mas se preparem, porque se o esquema continuar do jeito que está, muitas pessoas ficam sozinhas o semestre todo na clínica.
O estágio é importante pra você ver realmente como as coisas funcionam, porque como ja disse, tem matérias que você só vai entender qual é a atuação na prática, principalmente UAN e Saúde pública eu acho.
Quais foram os aspectos/momentos mais marcantes da faculdade?
Bruna: São muitos, de verdade. Mas as coisas mais importantes são as amizades que você faz, quando você vê que realmente está aprendendo alguma coisa, o primeiro paciente que diz algo que faz a diferença pra você, ter participado do projeto Rondon, ter conseguido fazer o CENutri começar a andar mais. Acha que é isso que importa mais.
Verônica: Hum, difícil lembrar de todos, mas acho que o começo é muito marcante, o primeiro ano, pelas mudanças que você passa e mesmo as matérias que você não espera encontrar, e pra mim deu muita decepção. Depois o quarto ano, por ser um ano difícil, agente tem muito o que fazer e por ser o ultimo ano de aula e meio que despedidas, porque você não vê as pessoas da sua sala mais, só do teu grupo. E claro, o estágio, porque você vai com um medo e expectativa gigantes.
Quais as disciplinas/assuntos que você acha que são deficientes no curso?
Bruna: Acho que deveríamos ter mais marketing, nutrição esportiva e mais matérias que mesclem com psicologia.
Verônica: Muitos, acho que boa parte das disciplinas pra falar a verdade. O curso é novo, falta muito o que estruturar, mas acho que posso citar as matérias que mais acho deficientes que são nutrição e atividade física, UAN, marketing, Dietoterapia I.
Cite as qualidades e defeitos mais relevantes do curso.
Bruna: O curso é ótimo, voltado para a clínica e tem professores muito bons mesmo. Mas ainda assim faltam professores, supervisores no estágio, um centro de vivência para os alunos.
Verônica: Pergunta difícil. Como eu disse, o fato de o curso ser novo e estar em estruturação é um defeito. Agente é meio cobaia da grade, do currículo. Muitas matérias são deficientes. O estágio não é bem estruturado e falta muita supervisão. Agora qualidades, acho que a estrutura física e do hospital são pontos fortes.
Você esteve envolvida em alguma atividade extracurricular?Qual foi a contribuição para sua formação profissional?
Bruna: Participei do Centro Acadêmico Unificado da Saúde, do Centro Estudantil da Nutrição, fiz iniciação científica, fui representante discente da Congregação, participei do projeto Rondon. Acho que tudo isso me fez crescer na profissão, aprender a organizar eventos, reuniões, trabalhos, aprender a ver o outro e entender muito mais sobre a faculdade e como ela funciona. Acho que só assistir a aula não faz sua formação completa. Você pode fazer o que quiser, extensão, iniciação científica, participar de entidades, da empresa júnior, o que for, com certeza vai te mostrar mais caminhos.
Verônica: Sim, no centro estudantil, comissão da jornada e iniciação cientifica. Acho que essas atividades são importantes pra formação acadêmica por te trazer muitas experiências. O centro estudantil me ajudou a fazer muitos contatos pelo campus, saber mais sobre a estrutura do meu curso, de funcionamento da faculdade. A iniciação é importante para quem vai seguir carreira acadêmica, ou então pra quem se torna clínico na área em que fez o trabalho. A comissão da jornada também me ajudou a ver como funciona o trabalho em equipe, como montar eventos e também a ter contatos, algo que acho relevante pra vida profissional.
Muito obrigada pela participação meninas,
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário